top of page

História da Rádio Mundial 860 Khz (RJ)                  

Nelson Tatu e o apresentador Alberto Brizola (ao fundo)

Apresentador Samuel França

Apresentador Alberto Brizola (ao fundo)

A Rádio Mundial surgiu com este nome por volta de 1954, por ocasião do fechamento do Rádio Clube do Brasil, a primeira emissora do país a transmitir uma Copa do Mundo, em 1938. É interessante notar que o correto era dizer O Rádio Clube do Brasil e não A Rádio Clube. Por motivos financeiros e políticos, Getúlio Vargas fechou a emissora pioneira. Uma campanha de intelectuais e radialistas reivindicou a volta da estação, mas esta retornou com nova direção, nas mãos das Organizações Vitor Costa. Por volta de 1959 e 1960, Alziro Zarur (LBV) comprou a Rádio Mundial. Anos mais tarde, por volta de 1968/69, Zarur vendeu a Rádio Mundial ao Sistema Globo.

Nos anos 60 e 70, a Mundial era uma das várias AM’s cariocas que tinham uma programação predominantemente musical. Nesta época, não havia nenhuma FM legalizada. As FMs foram legalizadas pelos governos militares a partir da virada dos anos 60 para 70. O Sistema Globo passou a investir pesado na Mundial AM. A virada veio com a chegada do radialista e DJ Big Boy, que assumiu a direção geral da rádio. Big Boy implantou uma programação pop extremamente inteligente e ágil. Uma programação que não deixava de tocar bons nomes da música popular. Por isso, é impossível falar da Mundial AM e do rádio do Rio dos anos 70 sem falar de Big Boy, um dos melhores radialistas da história. O próprio Big Boy apresentou alguns dos melhores e bem-sucedidos programas da Mundial. Neles, ele aproveitava sua experiência como DJ no Rio de Janeiro. Nos bailes "da pesada", promovidos em diversos lugares da cidade, como o Canecão e clubes do subúrbio, Big Boy apresentava as principais novidades da música pop. Nos anos 70, ele ajudou na explosão da black music e do funk original, muito superior ao insosso funk carioca surgido no final dos anos 80 e 90.

Como a Mundial tinha ouvintes em vários estados, a programação da Mundial AM virou referência para diversas AMs e FMs de todo o Brasil. No Rio, todas as boas FMs de qualidade que surgiram, desde os anos 70 até hoje, devem ao pioneirismo da equipe da Mundial AM. Até outras rádios AM copiavam o modelo da Mundial, a começar pela Excelsior AM 780 de São Paulo, que também era do Sistema Globo. A Rádio Mundial AM 860 foi extinta pelo Sistema Globo em 1992. A CBN, que havia sido criada experimentalmente na freqüência AM 1180, foi transferida para os 860 kHz, onde está até hoje.

 

 

 

 

LEMBRA-SE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO MUNDIAL – AM-860 (RJ) NA DÉCADA DE 80?

  • PARTICIPASOM

  • SHOW DOS BAIRROS

  • TOCA TOCA MUNDIAL

  • RITMOS DE BOITE

  • VÔO LIVRE

  • GOOD NIGHT

  • SOM DOS BAILES

  • AGENTE 860 – Acontecendo você fica sabendo

APRESENTADORES:

  • ALBERTO BRIZOLA

  • ODUVALDO SILVA

  • ELOY DE CARLO

  • ROBSON ALENCAR

Fonte:

http://clubedosanos70e80.blogspot.com.br/2009/02/grande-radio-mundial-am-860-rj.html

bottom of page